Acontece FAN

UNIFAN participa do “Projeto Piloto” do primeiro Mutirão de Audiências de Conciliação telepresenciais do TJ/BA

No início do mês de agosto, foi anunciado que a UNIFAN seria casa de um Projeto Piloto, em convênio com o Tribunal de Justiça da Bahia e apoio da OAB Feira de Santana, com o objetivo de realizar audiências de conciliação das quatro Varas de Feira de Santana

Por isso, na próxima quarta-feira (1º), acontecerá o encerramento da capacitação do Curso de Conciliador Aprendiz, promovido pela Universidade Corporativa do TJ/BA, no auditório do Cajueiro Convenções, com a presença da Drª Fabiana Pellegrino, Coordenadora dos Juizados Especiais do TJ/BA, que ministrará uma breve palestra. Estarão presentes também a Reitoria da UNIFAN, Direção da UNEF, as Coordenações dos cursos de Direito da UNIFAN e da UNEF, as Coordenadoras dos respectivos NPJ e demais autoridades locais.

Vale ressaltar que o 1º Mutirão de Audiências de Conciliação terá a importante missão social de realizar mais de 6.300 (seis mil e trezentas) audiências de conciliação das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas Cíveis dos Juizados Especiais da Comarca da cidade.

Os 35 estudantes que atuarão como conciliadores aprendizes passaram por um processo seletivo realizado pela UNIFAN e estão devidamente habilitados em curso com etapa teórica e prática, desenvolvido pela UNICORP, em conjunto com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC, Coordenação dos Juizados Especiais – COJE e as Universidades parceiras, nos moldes da Resolução CNJ nº 125/2010.

Pró-reitor acadêmico do Centro Universitário Nobre, o professor e profissional do Direito, Gustavo Checcucci, comenta sobre como essa experiência acrescentará profissionalmente a esses alunos. Mas antes, ele explica os benefícios desse mutirão à sociedade feirense.

“Os benefícios podem ser resumidos na celeridade do julgamento dos processos em andamento, que, por conta da pandemia, se avolumou, e de futuros processos em que a audiência inicial será marcada com um prazo menor, traduzindo assim uma importante contribuição de cunho social a comunidade feirense”

Os acadêmicos de Direito da UNIFAN – conciliadores aprendizes – serão capacitados pelo TJBA e conduzirão as conciliações, que é 1/3 da audiência, buscando mediar conflitos na busca de uma solução.

“O projeto conciliador aprendiz trará ao aluno UNIFAN um enriquecimento no seu currículo profissional, maturidade antecipada enquanto futuro operador do direito, elevando assim um diferencial curricular e de vida”, concluiu o professor.

Conecte-se a UNIFAN

FAN