Acontece FAN

A importância dos cursos de Saúde durante a pandemia de Coronavírus

A pandemia de Coronavírus tem deixado todo o planeta com o sinal de alerta ligado, ciente dos cuidados que devem ser tomados para que o vírus seja combatido. E existem áreas que tem papéis fundamentais para a resolução dessa crise. Uma delas é a Biomedicina, que dispõe de 32 habilitações na área de saúde.

Dessas, neste momento crucial, podemos destacar a atuação do biomédico em análises clínicas, realizando o diagnóstico molecular (PCR) e o sorológico (imunocromatografia) para o SARS-CoV-2 em laboratórios de urgência e de saúde pública de todo o país; no diagnóstico por imagem, realizando Tomografia Computadorizada, Raios-X e Ressonância Magnética nos pacientes com COVID-19; na Vigilância Epidemiológica, uma vez que, com os resultados dos exames emitidos, é possível traçar curvas de projeção epidemiológica para que medidas de prevenção e controle possam ser traçadas.

Além disso, há também a Biotecnologia, que atua no desenvolvimento de possíveis vacinas preventivas e/ou terapêuticas, que tem sido o foco de muitos biomédicos pelo mundo; e a pesquisa científica, investigando o genoma do vírus em busca de respostas sobre as características biológicas e genéticas que permitam o combate à essa emergência mundial.

Ser formado em Biomedicina significa possuir um vasto conhecimento, que capacita o profissional a lidar com endemias, epidemias e pandemias. Enfim, seja nas bancadas realizando os exames diagnósticos do Coronavírus, seja na gestão, seja na pesquisa científica de novos fármacos e vacinas ou sobre o genoma do vírus, a atuação do biomédico tem sido essencial para lidar com essa emergência na saúde pública mundial.

Desta forma, fica evidente a importância e destaque dos biomédicos nas frentes públicas de combate à COVID-19, em caráter emergencial ou por tempo indeterminado, como indispensável recurso humano para a saúde pública brasileira neste momento.

O profissional de Enfermagem também tem um papel essencial no combate à pandemia de Coronavírus que assola a humanidade atualmente. Seu trabalho está ligado à detecção e avaliação dos casos suspeitos, pois, além de possuir capacidade técnica necessária para tal serviço, se trata da maior categoria profissional de Saúde, que permanece 24h ao lado do paciente.

Por conta desse cenário, os profissionais de Enfermagem estão sujeitos a contraírem a doença. E diante de tudo isso, cabe às instituições da Saúde pública e privada disponibilizarem estrutura e materiais necessários para o tratamento de casos de Coronavírus, como protetores faciais, máscaras cirúrgicas, aventais, luvas, os chamados equipamentos de proteção individual (EPIs). Só assim esses profissionais poderão atuar com segurança perante o vírus.

Outra área de saúde que tem fundamental importância nesse período de Coronavírus, em que as pessoas estão mantendo o isolamento social e ficando de quarentena, é a Fisioterapia. Dentro desse ramo, a fisioterapia respiratória atua relevantemente mediante os sintomas da COVID-19 com a finalidade de amortecer os impactos dos sintomas gerados pela doença.

Isso acontece desde a prestação de atendimento ao paciente grave (suporte na intubação, ventilação mecânica e mudanças de decúbito) até condutas de terapia para remoção de secreção brônquica e melhora da função respiratória. Esses profissionais atuam nas unidades de terapia intensiva, e como linha de frente em todo o processo, cuidam da oxigenação, ajuste ventilatório e monitorização.

Além disso, vale ressaltar que muitos pacientes críticos em muitos casos necessitarão de tratamentos fisioterapêuticos mesmo após saírem do hospital. O Covid-19 ocasiona na redução de capacidades pulmonares, e isso compromete diretamente as vidas das pessoas que contraem a doença. Por isso, é importante lembrar da atuação eficaz da fisioterapia respiratória nesse quesito. Assim, é importante haver serviços necessários para tratar esse tipo de problema.

Todos esses cursos estão presentes na Faculdade Nobre. E nós estamos seguros de que temos a estrutura necessária e professores qualificados para entregar conteúdos aos estudantes dessas áreas, deixando-os capacitados para atuar nesse cenário.

Conecte-se com a FAN

FAN